terça-feira, 22 de setembro de 2015

A possibilidade da morte, pode te despertar para a vida!!


        Imagine se você fosse morrer em breve, restando apenas pouco tempo de vida. Você não sabe exatamente quanto tempo você tem: horas, dias ou algumas semanas.
       
       O que você faria?

       O que gostaria de levar com você desta vida?

       Você gostaria de deixar que pegadas nessa vida?

       Como perceberia as pessoas que cruzam seu caminho diariamente?

        E as pessoas que você ama? O que você poderia levar delas para que sua morte aconteça sem tanto sofrimento?  O que você precisaria para se desapegar dessas relações de “amor” para partir em paz? 

Pense agora naquela pessoa que te incomoda, como ficaria a sensação em relação a essa pessoa? Ainda teria o mesmo peso o rancor ou raiva que sente por ela? Você sentiria vontade de levar isso com você para a hora da sua morte? Ou sente vontade de abrir mão disso?

        Do seu trabalho/estudo, você sente que fez o seu melhor e irá partir com a sensação de missão cumprida?

O que mais na sua vida hoje precisaria ser resolvido, e o que seria supérfluo para ser deixado? Lembrando de que você não teria muito tempo, e seria bom libertar-se de tudo que te aprisiona, para não fazer desse momento algo doloroso! 

        Afinal, o que você precisaria fazer para morrer em paz com seu coração?

        Vivemos a vida como se nunca fosse ter fim, adiando sempre a conexão com a gente mesmo. Levamos nossas relações como se sempre tivesse um amanhã para consertar nossos erros, e não nos entregamos por inteiro por medo ou vaidade. Não nos damos conta com os cuidados para a saúde, sempre achando que temos tempo para fazer melhor amanhã. Um amanhã que nunca chega! E assim passamos a vida!

        O intuito desse exercício de reflexão acima é fazer com que pensemos em nossas vidas de verdade, com mais intensidade e presença, deixando de adiar o que é realmente importante.

        Se usarmos nosso tempo com presença e intensidade, vivendo cada minuto como se fosse o último, viveremos com muito mais verdade! De modo a dar o valor real que a vida deve ter, tornando-nos pessoas mais amorosas e gratas, o que desperta o real sentido da vida!

       Permita-se vivenciar a sua morte, viva isso intensamente!!! Sinta a dor de partir e, então, abrace sua vida com muita vontade e gratidão! Você verá aflorar em seu coração tudo que há de melhor em você, tudo que você acaba por deixar pra lá, achando que terá o amanhã para resolver.

        Experimente mergulhar nessa experiência de coração aberto!

      Abaixo coloco referências bibliográficas e link de filmes que ajudam a refletir sobre esse tema!

Livros:

- O Livro Tibetano do Viver e do Morrer; Rinpoche, Sogyal; Ed. Talento; Ed. Palas Athena.

(Esse livro é perfeito, independente da sua religião, todas as páginas são ricas em conteúdo, vale muito a pena colocar na lista de livros para ler).

- Fisiologia Transdimensional: Aspectos da Fisiologia Humana sob uma Visão Espírita, Junior, Dr.Décio Iandoli; Ed. Vida Consciência.  

(Cito o livro do Prof.Dr. Décio Iandoli Júnior, por sem um livro também muito rico em conteúdo e por falar da fisiologia da morte no seu último capítulo).

Filmes:
A Partida  - https://www.youtube.com/watch?v=GqGNM1P2JBU  (filme lindo e de grande delicadeza, da para assistir pelo youtube).

Lado a Lado - https://www.youtube.com/watch?v=nIelvT4uTj0  (Nesse link do youtube pode ser comprado).



Nenhum comentário:

Postar um comentário