domingo, 19 de julho de 2015

Para começar e finalizar bem o dia!!!


Geralmente quando acordamos, levantamos apressados, sem ao menos perceber nosso corpo e muito menos espreguiçar-lo.

Também não paramos muito para perceber como estamos nos sentindo, se existe naquele dia alguma coisa que possa estar nos angustiando, nos tornando aflitos ou raivosos.

Por mais curto que seja seu momento para levantar da cama, tente guardar ao menos um minutinho para você sentir seu corpo, despertá-lo em um longo espreguiçar de braços e pernas, puxar fundo o ar e agradecer o fato de estar aqui, por mais que ainda não veja tanto sentido em estar vivo ou que sua vida não esteja fluindo como gostaria. O fato de se tornar mais aberto e conectado ajuda você a tomar as rédeas da sua vida, fazendo com que você tenha prazer com isso, por maior que seja o problema que esteja passando.  Você está no comando da sua vida.

Observe que sempre nossa mente tem um desejo para nós, um objetivo, e sempre estamos ali planejando nosso futuro. Mas nem sempre estamos abertos para construir um novo futuro, sem as vontades do ego e expectativas.  Se possível ainda antes de levantar da cama, abra-se para novas possibilidades, abra-se para estar mais conectado com as vontades da sua alma. Desejando desapegar-se do que você acha que te pertence, sejam pessoas, cargos ou bens materiais.

Tudo ainda estará lá e se tiver que estar no seu caminho estará, mas de forma livre, sem ser algo que faz você gastar sua energia tentando dominar ou controlar. Liberte-se e levante-se da cama sem o peso de carregar todo um passado ou expectativas de um futuro com você. Esteja presente para o seu dia e só!
Quando conseguir fazer esse despertar mais consciente por um período maior perceberá que durante o dia sentirá a necessidade de voltar a se conectar, mesmo que seja por alguns segundos.

Antes de dormir, permita que seu corpo e sua mente desacelerem, vá diminuindo seu ritmo, se possível diminuindo a iluminação, o excesso de aparelhos eletrônicos ligados.

Na hora de deitar observe-se! Observe seu corpo, sua respiração, seus pensamentos, sem interferir, apenas como uma telespectadora.  Às vezes, dependendo do dia e do grau de ansiedade, pode parecer impossível, mas com um pouco de prática tudo se torna possível, lembrando que disciplina e paciência ajudam bastante, mesmo que no começo você não consiga relaxar, observe as sensações desagradáveis e acolha-se mesmo assim, quando menos esperar, as coisas se transformam.

Após o exercício de observação e percepção dos pensamentos, respiração e corpo, perceba se existe a necessidade de intervir para melhorar alguma dessas condições. Lembrando que a respiração interfere diretamente em nossos pensamentos e sensações, busque aprofundar sua respiração trazendo presença ao ato de respirar.

 Sentindo o ar entrando pelas narinas, a temperatura com que o ar entra e sai por elas, se existe alguma resistência por obstrução das vias aéreas, o perceba em todo seu trajeto até chegar aos pulmões. Perceba seus pulmões enchendo de ar, tentando expandi-lo em toda caixa torácica, lembrando-se da porção posterior e lateral da qual utilizamos com menos intensidade.

Você pode realizar também algum outro exercício respiratório que já conheça , ou apenas respirar com atenção tentando aprofundar sua respiração sem barulhos para inspirar ou expirar, permitindo uma saída mais longa e suave do ar para a eliminação de ar residual nos pulmões permitindo uma renovação de energia vital.

Sugiro que a respiração seja realizada no mínimo doze vezes.

Agora com a mente mais tranquila, se entregue para uma boa noite de sono, desejando estar mais aberto para perceber o que é realmente necessário para você e para seu corpo se recuperar dos desgastes do seu dia.  Agradeça por mais um dia!

Para trazer mais inspiração coloco abaixo links de 2 filmes e 2 breves vídeos que comprovam os benefícios dessas atitudes mais conscientes e positivas.

Filmes:

 Quem somos nós?
- https://www.youtube.com/watch?v=aKdjrtEGsMo    (Versão Legendada)
- https://www.youtube.com/watch?v=M7dBhG0PWog    (Versão Dublada – Mais completo)

Poder Além da Vida

Vídeos:

Lei do desdobramento do tempo (vídeo bem interessante de física quântica , fácil compreensão, com duração de pouco mais de 20 minutos cada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário